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AS 7 LINHAS

Apresentamos as 7 Linhas de Umbanda e suas subdivisões (as cores citadas são a presente na guia (colar) das 7 Linhas - diferente se usada individualmente):

1. OXALÁ - Branco Leitoso

Na Umbanda, a Linha de Oxalá (sincretizado com Jesus Cristo) ocupa o maior grau de hierarquia e, pode-se afirmar, a Umbanda em um todo pertence a ela. Agrega-se aqui os santos, anjos, espíritos missionários. Administram todas as demais linhas através de seus Caboclos, manifestando-se na grandeza dos céus. Irradia amor e paz, união e sabedoria profundas, promovendo a concórdia. Saudação: Epaô, Êpa Babá.

2. IEMANJÁ - Azul Claro

Iemanjá é a rainha do mar. Na Umbanda é a mãe de todos os Orixás e esposa de Oxalá. Agrega em si todas as Iabás (Orixás femininos, senhoras de rios e águas) em subdivisões: Iansã, Oxum, Nanã, Euá, Obá, incluindo-se aqui Oxumarê e Logunedé (é pouco conhecido na Umbanda). Seus Caboclos e Caboclas promovem o amor (maternal, filial, fraternal), a gestação, as riquezas física e espiritual, a união e formação das famílias, os sentimentos mais nobres e devocionais. Sua imagem mais popular é aquela de onde sai das águas quase como uma fada. É sincretizada com várias Nossa Senhoras, especialmente a Nossa Senhora dos Navegantes. Saudação: Omiodô, Odoiá.

3. OGUM - Vermelho

Extremamente cultuado na Umbanda, sua Linha combate o mal em toda a sua extensão: a ignorância, a crueldade, as perseguições, sendo a manifestação da coragem, lealdade, disciplina, retidão de caráter e heroísmo. Não existem guerras ou demandas (disputas, lutas espirituais) onde esses valorosos Caboclos não se lancem e vençam em defesa do fraco. Lideram os avanços tecnológicos, o manejo dos metais e impulsionam às grandes conquistas da Humanidade. É sincretizado com São Jorge. Saudação: Ogum iê.

4. OXÓSSI - Verde

Nela manifestam-se Caboclos e Caboclas destemidos, manifestando-se espíritos pertencentes às mais diferentes tribos indígenas do Brasil (os mais numerosos) e do resto da América. Guardam semelhança à Linha de Ogum, sendo guardiões de lares e terreiros. Nessa Linha agrega-se, como subdivisão, os trabalhadores de Ossãe, senhor das folhas, promovendo a cura física e espiritual de todos os males, sendo protetores de todos que trabalham na área da saúde. São eles que trazem recursos às mesas e trabalho (pois é caçador e provedor), com proteção máxima à Natureza, seus recursos, flora e fauna selvagens, lavouras, agricultura ou animais domésticos. É sincretizado com São Sebastião. Saudação: Okê.

5. XANGÔ - Marrom

Sua grande rainha é Iansã e quase sempre são citados juntos. É o grande senhor do fogo, dos raios e tempestades. Os ofendidos, humilhados recorrem a ele, sincretizado com vários santos conforme suas qualidades e atribuições: São Jerônimo (Agodô), São João Batista (Caô) ou São Miguel Arcanjo (Aganjú). Jamais nega recursos aos que recorrem por Justiça e coordena as falanges que trabalham nessa área na espiritualidade. Todas as Leis do Universo - físicas e espirituais são conhecidas e coordenadas por Xangô. Seus Caboclos promovem a verdade, a retidão, a imparcialidade, a quebra de injustiças, da mentira, calúnias e falsos valores morais. Toda a escrita e seus trabalhadores ligam-se à essa Linha. Saudação: Caô, Caô Kabiecile.

6. YORIMÁ (PRETOS-VELHOS) - Rosa

Yorimá (Lei Aplicada da Vitalidade Saindo da Luz) é a Linha dos Pretos-Velhos e todas as Almas (aqueles que se manifestam apenas como desencarnados). São os espíritos de antigos escravos, sábios e sacerdotes que se manifestam com profunda sabedoria, conhecedores da alma humana em seus defeitos, vícios e virtudes. Hábeis no desmanche da magia negativa, trazem consigo a imensa sabedoria adquirida em incontáveis reencarnações em diferentes povos, alguns já extintos. Seus aconselhamentos pacificam corações e conduzem sofredores à luz. Por coordenarem espíritos de desencarnados, coordenam a Linha dos Exus, Yori (Crianças) e Ori (Oriente). Saudação: Adorei as Almas.

7. YORI (COSMES, ERÊS, CRIANÇAS) - Amarelo

Yori (Vitalidade Saindo da Luz) é o somatório de todos os espíritos de grande luz que manifestam-se como crianças. Na Umbanda é sincretizada pelos santos gêmeos Cosme e Damião, mas por influência africana aparece um terceiro personagem, nascido logo após os gêmeos, chamado Doum. Sempre são protegidos e orientados pelos Pretos-Velhos que, em suas manifestações, guardam-nos. Protegem as crianças, as gestantes, a alegria, a inocência, o otimismo e a pureza dos sentimentos. Promovem namoros e casamentos, com vistas a favorecer o reencarne dos espíritos. Invocados para trazer filhos às famílias, unem casais, trazem saúde às crianças e sua proximidade afastam obsessores. Saudação: Oni beijada, Salve as Crianças.

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SUBDIVISÕES QUE MERECEM DESTAQUE:

1. OXUM

Como todas as Yabás submete-se à Linha de Iemanjá. É a senhora das águas doces e cachoeiras. Extremamente popular na Umbanda, agrega inúmeras Caboclas e Caboclo (Ogum Iara) que trabalham diretamente na gestação, na fertilidade feminina, no amor como sentimento, na doçura, nas riquezas materiais e beleza física e estética. É sincretizada com várias Nossas Senhoras, dependendo de suas atribuições: Nossa Senhora da Conceição, das Graças, Perpétuo Socorro. Saudação: Ai-ie-ieo.

2. IANSÃ

Rainha de Xangô, essa Yabá divide suas atribuições. É senhora dos raios, furacões, tempestades e ventos. Sintetiza as mulheres fortes, guerreiras e valorosas, defendendo o sexo feminino e crianças contra as injustiças, violência e maus-tratos. É guardiã zelosa das normas sociais tendo o casamento sob sua proteção, sendo chamada de "dona da aliança". Impõe grande respeito aos mortos, protegendo terreiros e lares. É sincretizada com Santa Bárbara.Saudação: Eparrei.

3. NANÃ

Pouco conhecida no Sul, confundida com Iemanjá, é considerada a mais velha de todos os Orixás, comandando os pântanos, lodos e águas paradas. Protege os idosos, as crianças, promovendo o ensino e a paciência. Carrega consigo a sabedoria antiga, a mais antiga magia com suas Caboclas. É sincretizada com Santa Ana. Saudação: Saluba Nanã, Saluba vovó.

4. OMULU/OBALUAIÊ

No Sul, esse Orixá/Linha é conhecido apenas pelo nome de Xapanã. Ele carrega consigo todas as doenças e males, contudo para seus devotos ou para os que têm boa conduta, promove a cura. É o médico dos desamparados, senhor dos cemitérios e decomposição da matéria, região onde são desmanchados os feitiços relacionados à magia negativa e malefícios de toda a sorte. Seus Caboclos lidam com o desencarne, sendo extremamente misericordiosos. Sua Linha comanda os Exus Guardiães ligados à Linha de Almas, cuida da Calunga Pequena (cemitério), respondendo aos Pretos-Velhos. Saudação: Atotô.

5. EXU

Talvez para diferenciá-lo dos Exus, no Sul popularizou-se com o nome de Bará (que representa apenas uma de suas atribuições - como "senhor do corpo"). Foi demonizado pelas outras religiões e mal-compreendido, começando que é o Orixá da força fecundadora masculina (Iansã costuma ser a feminina). É extremamente importante pois é o dono do movimento no Universo, da mobilidade e velocidade. Sendo assim, comanda as entradas e saídas - inclusive as portas dos terreiros e casas, o início e o fim das giras, controlando o bom funcionamento dos trabalhos e eficácia de todos os rituais. Essa Linha importantíssima controla os Exus Guardiães que manifestam-se nas encruzilhadas, respondendo na Umbanda aos Pretos-Velhos. É sincretizado com Santo Antônio, São Pedro. Saudação: Exu ê, Laroiê.

6. OBÁ

Pouquíssimo conhecida na Umbanda, confundida ou assimilada por Iansã. Obá, sincretizada com Santa Catarina, é uma Linha de entidades guerreiras e leais que promovem a honestidade e o cumprimento de todos os tratos, invocada nos males de amor. É capaz de cortar/interromper qualquer coisa: vícios, rivais, perigos para abrir caminhos ao bem. É cultuada em nosso terreiro. Saudação: Exó.

7. OXUMARÊ

Pouco conhecido na Umbanda, assimilado ou confundido com alguma qualidade de Oxum (estranhamente "Oxum Maré") é sincretizado com São Bartolomeu ou São Natanael. Essa Linha manifesta-se nas cores, na estética, no arco-íris, promovendo os estudos, a arte, a beleza, a riqueza, a fortuna e todas as coisas que alimentam a alma. É venerado em nosso terreiro. Saudação: Errô-boboi.

8. OSSÃE

Responde dentro da Linha de Oxóssi, Ossãe é o guardião do conhecimento de todas as folhas, de todos os remédios, bem como seu uso litúrgico. Importantíssimo na Umbanda, já que essa retira basicamente das folhas sua energia (axé) para seus trabalhos, jamais deveria ser esquecido. Extraordinário é seu conhecimento e sabedoria, agregando todos os Caboclos e profissionais ligados à cura, às matas e à Medicina. É sincretizado com Santo Expedito ou São José. Saudação: Ewe ô.

9. ORI (ORIENTE)

Nessa Linha agregam-se espíritos oriundos de todas as civilizações antigas, extintas e modernas, de todos os continentes: magos, sacerdotes, intelectuais, médicos, cientistas para atuar nos trabalhos da Umbanda. É chefiada pela entidade chamada Ori e é subdividida em sete grandes grupos ou legiões. Subordinada aos Pretos-Velhos é representada por São João Batista (Xangô Caô). Saudação: Ori ô.